Muito se tem falado sobre a importância dos primeiros anos de vida - a primeira infância - para o Desenvolvimento Infantil. Isto acontece porque justamente na fase de zero a seis anos é que o ser humano se desenvolve com maior rapidez e intensidade do que em todo o resto de sua vida. Nesta fase especial da existência humana, desenvolvem-se as principais condições para ampliação das possibilidades de cada ser. Isso significa que esta etapa da vida requer atenção e cuidados para que tais, de fato, se desenvolvam constantemente.
A Ed. Infantil tem um papel importante na formação do indivíduo, pois é neste momento que as crianças iniciam o processo de descoberta de si, do outro e do mundo que as cerca. Além destas descobertas, todas as outras áreas do desenvolvimento estão vivas, como o desenvolvimento motor, da linguagem e cognitivo. A criança é um sujeito integral e seu desenvolvimento se dá em todas as áreas, de forma interligada. Os profissionais da educação infantil testemunham e trabalham, diariamente, com crianças durante este rico período de desenvolvimento humano. Isso exige dos profissionais um trabalho intencional, que articule as ações de cuidado e educação para benefício do desenvolvimento infantil.
Portanto, a função educativa obriga a conhecer e estudar, pensando cada vez mais nas intervenções que podem ser realizadas, nas interações e mediações que devem ser desenvolvidas e nas experiências que devem ser oferecidas.
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