sábado, 28 de janeiro de 2012

O Desenvolvimento é linear?

Neste mundo tão diverso, não há como esperar que todas as crianças se desenvolvam da mesma forma. As oportunidades que cada um tem, as culturas em que vivem e as interações que fazem, trazem diferentes oportunidades para a trajetória de desenvolvimento das crianças.
Cada criança é um ser único e observar/acompanhar seu desenvolvimento é dirigir nosso olhar para ela mesma, considerando que ela está inserida em ambientes específicos e realizando interações específicas. Uma vez que tenham crianças possibilidades sociais e educativas tão diversas nos ambientes nos quais estão inseridas, observar o desenvolvimento e o crescimento das crianças torna-se tarefa importante na Educação infantil. Isto é, cada criança, no seu percurso de desenvolvimento, pode apresentar diferenças em relação aos outros colegas da mesma faixa etária, no entanto, não seria conveniente que as comparações fossem feitas somente com o intuito de rotular a criança. É necessário conhecermos parâmetros que nos norteiam ao acompanhar o desenvolvimento e crescimento das crianças. As pesquisas nas áreas da Pedagogia, Psicologia, Sociologia, Medicina e outras áreas afins, apresentam conhecimentos importantes sobre o desenvolvimento Infantil para a execução do nosso trabalho nas instituições de educação infantil. As crianças, mesmo partindo de possibilidades tão diferentes, apresentam comportamentos e atitudes semelhantes durante sua trajetória desenvolvimental.
A tarefa educativa exige ação. Agir a favor do desenvolvimento significa oferecer interações e experiências significativas para a criança. Significa observar a criança. Significa observar a criança, compreender que ela está em desenvolvimento, para pensar um trabalho que dê conta das suas especificidades e que permita a elas ampliarem seu potencial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário