sábado, 24 de abril de 2010

Aprender brincando estimula a criatividade

A brincadeira é uma situação priveligiada de aprendizagem infantil, pois possibilita as crianças  pensar e experimentar situações novas ou mesmo do seu cotidiano, isentas das pressões situacionais.
É importante que a família e a escola propiciem situações em que as crianças possam explorar livremente o brinquedo (e a brincadeira), mostrando pelo exemplo o quanto  brincar é importante. Participar, além de demonstrar a importância da brincadeira, fortalece o  vínculo entre adulto e criança e estimula seu relacionamento com o mundo.Uma boa dica é a construção coletiva, mas, tomando as devidas precauções para não impor as crianças suas próprias regras ou opiniões.
O educador não deve usar as brincadeiras apenas como recursos didáticos, fazendo delas uma mera desculpa para ensinar.
Segundo a neurociência, as brincadeiras da infancia, são um excelente exercicio para a mente em formação, estimulando a organização das ações, a elaboração de planos e estrategias e, sobretudo, evita as respostas , meramente impulsivas do cérebro.
Há brincadeiras que estimulam o raciocínio e outras que fazem a criança  movimentar o corpo. O ideal é que haja o equilibrio entre os dois.  A tecnologia pode ser uma boa aliada (Tv, games, internet), mas, como qualquer situações é recomendado que as atividades sejam adequadas para a idade.
Quando uma criança demonstra fixação por uma atividade, não se deve proibir e sim, oferecer outras opções atrativas.

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