sábado, 24 de abril de 2010

O Papel do Educador nas brincadeiras

O educador tem como ferramenta de trabalho a observação e registro das crianças em suas brincadeiras, podendo a partir deles, reelaborar suas questões e definir novas propostas de trabalho.
Cabe ao educador, com sua experiência e embasamento teórico, mediar cada situação tomando a atitude mais adequada, proporcionando relações de cooperação e solidariedade.
Nós educadores costumamos ter expectativas em relação às habilidades e atividades que as crianças desenvolvem. Elas podem utilizar os objetos e envolver-se em brincadeiras de forma completamente diversa da esperada, e é fundamental que isso seja respeitado, a fim de que possam expressar-se conforme suas necessidades, desejos e possibilidades. Entretanto, o educador precisa estar atento aos objetivos propostos e, como principal mediador, fazer a intervenção necessária.
O compartilhar das brincadeiras, o saber-jogar, deve fazer parte do dia-a-dia do educador. Quando o educador for convidado a desempenhar um papel na brincadeira, não deve impor seus desejos e vontades, mas, entrar no jogo das crianças, naquilo que brincam e de como brincam, participando como mais um no grupo.
"Saber jogar é mais do que poder mostrar algumas brincadeiras e jogos às crianças,
e sentir prazer no jogo." (ANDRADE, 2001, p.97)



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